sexta-feira, 5 de julho de 2013

SÉRIE ORIGENS: VARGEM GRANDE - Saiba como surgiu essa cidade

Confira uma discografia contando a história da cidade
 Cidade banhada (com sabão neutro) pelo Rio Iguará, nascida no século XIV, a cidade que fica a cerca de antes de Itapecuru-mirim de que vai,
Vargem Grande como a maioria das cidades do golfo maranhense teve sua origem peculiar oriunda dos holandeses e sempre viveu do plantio e colheita de fava de veiz.
Em meados do século XV, ainda chamada indigenamente de "AKIEKENT" (referindo-se ao frio que faz lá) teve-se uma revolução farroupilha denominada de "MULUNDUS"- que veio do árabe que numa conversa sobre um enxame de bovinos na região, perguntado pelo senhor de engenho um capataz disse:
- Eu vir um boi fazendo "MU" "LU" no rumo "DUS" matos. Assim sendo abreviaram logo senão os índios Itapecurumins vinham e tomavam as terras na merma da hora.
Passado-se anos afins já com as terras sobre domínio dos índios "TAKAUKUNUMURO" a cidade recebeu o nome de "VARGEM GRANDE" devido a uma moça holandesa que outrora fora capturada pelos indios como forma de recompensa.
A moça de pele clara e corpo esbelto tinha no entriperna uma certa protuberância e os índios indigenas como não falavam a mesma lingua olharam e disseram:
- Nussa! Que fêmea da vargem grande!
Tombada patrimônio histórico, sua obra e sua genialidade são comparadas e de Gaudi famoso arquiteto catalão. A partir daí e por conseguinte a cidade ganhou essa nomenclatura.
FONTE: Lugar de onde nasce água e/ou outra coisa.
EDITORA: Abriu

Nenhum comentário:

Postar um comentário